Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Gabriela, Cravo e Canela. De Sónia Braga a Juliana Paes, temos Morangos com Açúcar!

Obra do Escritor Brasileiro Jorge Amado, editada em mais de 30 Línguas, que acabou por ser um Marco (não tem nada a ver com o rapazinho dos Segredos) na televisão Portuguesa, além de deixar os Homens Portugueses com a Língua de fora, com a actriz Sónia Braga a preto e branco, com a sua sensualidade e liberdade sexual, uma pedrada no charco no ano 1977, assistimos a uma nova adaptação do Romance, com a actriz Juliana Paes a cores, não pretendendo com isto fazer uma comparação entre actrizes, ou atrás, venha o Diabo e escolha. Carlos Cruz deu entrada a esta Telenovela em Portugal, que fez com quem tinha televisão, ficasse em casa e quem não tinha, ia para o café, o que foi fantástico do ponto vista familiar e da vizinhança, passou haver assunto novo, tão importante para fazer esquecer as questões pessoais e familiares. Recordo-me com saudade que se combinava, não uma Hora para reunir os amigos para o café da noite, mas depois da Gabriela.
O sucesso foi de tal forma que não mais parou a compra de Telenovelas Brasileiras, e até mais tarde, Mexicanas de má qualidade e dobradas.
Corria o Ano de 1982 e deu início a uma Produção Portuguesa, Vila Faia, quem não se lembra dos Túbaros do Caniço. Até aos dias de hoje não mais parou a produção nacional, oportunidade de trabalho para jovens e menos jovem actores nacionais, que tem como expoente máximo Morangos com Açúcar, veiculo de informação e educação para os nossos jovens de hoje, como se não bastasse a falta de tempo dos Pais para ministrar educação, valores e outras complicações, regressam de um qualquer depósito de crianças aproveitam para aprender quase tudo o que não devem fazer na Escola, na relação com os Pais, família e Rua, fantástico. Acaba por ser uma escola de Actores, onde vocação ou jeito para a mesma não parece ser importante, mas ser reconhecido a nível nacional por motivo de participação num qualquer concurso de má qualidade, ou filho de alguém com alguma influência, ou pior que isso. A concorrência e luta pelas audiências assim o obrigam.
O que me leva mesmo a divagar sobre o tema das Telenovelas, foi mesmo o Banho da Gabriela (Juliana Paes), verdadeiramente fantástico, numa enorme bacia, as imagens de Sexo, digno de um filme Erótico, e a forma como na altura se procedia perante a Religião, Casamento, Sexo e Politica

Sem comentários:

Enviar um comentário